Previous
Next
Previous
Next

Conteúdo do Blog

EPI para caminhoneiros? Veja o que não pode faltar

Cuidar da própria segurança é essencial para quem trabalha na estrada e enfrenta muitos riscos no dia a dia. Por isso, o uso de EPI para caminhoneiros, que são os Equipamentos de Proteção Individual, é altamente recomendado.

Esses equipamentos são fundamentais para a prevenção de acidentes e garantem a segurança e a saúde do motorista e de todos que cruzam o seu caminho nas estradas, principalmente em situações de emergência. Porém, muitos motoristas profissionais nem sequer sabem da existência desses itens de segurança e por isso correm sérios riscos durante as suas viagens.

Conheça a legislação sobre EPI para caminhoneiros

Conhecer os EPIs para motorista de caminhão é uma maneira de se proteger e garantir mais segurança às suas viagens. Mais do que uma recomendação, os Equipamentos de Proteção Individual são obrigatórios por lei para motoristas de caminhão. O requisito é indispensável para exercer a profissão e negligenciar o seu uso pode gerar diversas penalidades.

Norma Regulamentadora nº 6, do Ministério do Trabalho, trata do uso de equipamentos de proteção individual exigidos dos profissionais e empregadores no exercício de suas profissões. Ela informa como é feita a fiscalização e apresenta os itens obrigatórios para cada parte do corpo, dependendo da função exercida.

Segundo a NR-6, é obrigação do empregador adquirir os EPIs adequados ao risco de cada atividade e fornecê-los aos empregados. Esses, por sua vez, têm a obrigação de cumprir as determinações sobre o uso correto dos equipamentos.

Já a Norma Brasileira 9735/2016, da ABNT, é mais específica e trata do uso de EPIs no transporte de cargas perigosas, determinando qual o conjunto mínimo de equipamentos que devem ser utilizados pelo condutor e seus auxiliares em suas viagens.

Conforme o artigo 482 da CLT, a falta do EPI para caminhoneiros pode resultar em multa, embargo ou interdição da empresa, para a empresa, e advertência e demissão por justa causa, em caso de reincidência, para o empregado, consistindo falta grave.

Saiba quais são os EPIs para caminhoneiros

Os EPIs são equipamentos de uso pessoal, a fim de proteger o trabalhador contra os efeitos insalubres de agentes agressivos. Os mais utilizados são óculos de segurança, protetores auriculares, máscaras respiratórias e botinas. Todos eles devem ser verificados antes do uso e depois guardados limpos e em lugar apropriado.

Em seguida, veja alguns dos principais itens que devem constar em seu EPI para caminhoneiros:

Protetor auricular

Aparelho utilizado no canal auditivo externo para proteger o ouvido contra situações, como por exemplo, ruídos altos, entrada de água, impurezas e vento excessivo. Ele deve ser usado durante os processos de carga e descarga em locais com nível de ruído acima do permitido, mas não quando o motorista estiver dirigindo, pois ele precisa ter os ouvidos atentos à estrada.

Luva de raspa

Considerado um dos equipamentos indispensáveis para os motoristas de caminhão, as luvas de raspa servem para proteger as mãos de profissionais que trabalham com o carregamento de carga, principalmente de mercadorias com substâncias químicas.

A orientação é utilizá-las sempre que for manusear uma carga perigosa ou componentes químicos, inclusive durante inspeções e manutenções no caminhão.

Colete luminoso ou refletivo

Esse equipamento pode salvar a sua vida, principalmente se você viaja à noite com frequência. Ele conta com um mecanismo que reflete sempre que a luz de outro veículo recai sobre ela, garantindo que o profissional seja visualizado.

Essa roupa garante que o profissional seja visto em uma distância de até 300 metros, evitando acidentes, especialmente em ambientes com a visibilidade ruim, como no caso de neblina ou fumaça. Além disso, caso precise sair do caminhão à noite ou em caso de acidentes, também é prudente estar vestido com esse EPI.

Óculos para produtos químicos

Para quem transporta produtos químicos, é fundamental ter sempre à disposição os óculos de proteção. Esse equipamento de segurança evita lesões e queimaduras nas córneas causadas por gases e partículas que podem se soltar dos produtos.

Capacete

O capacete protege contra impactos na cabeça e deve ser utilizado durante o carregamento e descarregamento dos produtos. Por isso, tenha-o sempre em seu veículo e adquira o hábito de utilizá-lo.

Respirador para pó

Equipamento de proteção das vias respiratórias contra poeira que evita a contaminação e aspiração de diversos produtos, como minério de ferro, sabão em pó, sal, soda cáustica, poeiras vegetais e névoas de ácidos. Ele deve ser sempre usado no transporte desses produtos perigosos.

Máscara semifacial

Equipamento projetado para proteger o rosto do profissional de poeira, gases e produtos tóxicos. O seu formato garante que o nariz e a boca do usuário fiquem preservados e não entrem contato com substâncias nocivas à saúde.

O seu uso deve ser considerado principalmente por trabalhadores que tenham contato direto com o óleo diesel, já que estão mais propensos a desenvolver doenças. Ela também deve ser usada durante o manuseio de produtos químicos e em ambientes com tintas, soldas, lixamento e demolição de materiais.

Por fim, além de contar com todos esses equipamentos fundamentais, o caminhoneiro deve realizar cursos e treinamentos para a condução e transporte seguro dos produtos e para a correta utilização dos equipamentos estabelecidos pela norma.

Fonte: https://www.robustec.ind.br/

Gostou? Compartilhe

Veja Mais